Koenigsegg Agera
2. Koenigsegg Agera RS - 0 aos 100 km/h - 2,6 segundos
2. Koenigsegg Agera RS - 0 aos 100 km/h - 2,6 segundos
7. Koenigsegg Agera RS (447.6 km/h) - Marca foi obtida e oficializada em Novembro de 2017, na Route 160, no estado do Nevada (EUA), entre Las Vegas e Pahrump
2. Koenigsegg Agera RS - 0 aos 100 km/h - 2,6 segundos
Koenigsegg Agera RS “esmagou” recorde do Bugatti Chiron

O recorde dos 0-400-0 km/h do Bugatti Chiron e do piloto colombiano Juan Pablo Montoya durou cerca de um mês. O novo "rei" é sueco e chama-se Koenigsegg Agera RS.

A marca de Ängelholm já tinha dado uma pista na conta de Instagram que ia tentar este recorde mas só agora é oficial. Com o piloto de testes da marca Niklas Lilja ao volante, o hipercarro sueco acelerou dos 0 aos 400 km/h nuns impressionantes 26.88 segundos, numa distância de quase dois quilómetros (1958 metros). 483 metros e 9.56 segundos depois voltou aos zero, completando a façanha em apenas 36.44 segundos e 2441 metros.

São números impressionantes, mas para se perceber a monstruosidade destes números temos que usar o registo do Bugatti Chiron como termo de comparação. Se o Agera RS precisou de 36.44 segundos e 2441 metros para fazer os 0-400-0 km/h o hipercarro da marca de Molsheim (e Juan Pablo Montoya, que já passou pela F1) precisou de 41.96 segundos e 3112 metros. Estamos a falar de mais 5.52 segundos e 671 metros. A este nível é uma diferença abismal.


Este recorde da fabricante sueca teve lugar na base aérea de Vandel, na Dinamarca, e apesar dos resultados só terem sido anunciados agora, tudo aconteceu no dia 1 de Outubro.

Recorde-se que o Koenigsegg Agera RS, que aqui surgiu com o "pack" One:1, conta com um enorme motor V8 de 5.0 litros que debita uns incríveis 1360 cv de potência e 1371 Nm de binário máximo. São 319 cv e 231 Nm a menos que o Bugatti Chiron, mas isso não impediu este sueco de "voar" até mais um recorde.

O próximo capítulo desta luta de gigantes entre Koenigsegg e Bugatti – recorde-se que no que a potência e velocidade máxima diz respeito estas duas marcas têm sido rivais nos últimos anos - pode acontecer já em 2018, já que a fabricante francesa deverá avançar para o recorde de velocidade máxima para um carro de produção, que actualmente já está em "casa", nas "mãos" do Bugatti Veyron 16.4 Super Sport, o antecessor do Chiron, que com Pierre-Henri Raphanel ao volante chegou aos 431,072 km/h.

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